Blog criado para expor diário, pensamentos, reflexões, comentarios e idéias do autor. Abraços e sucesso!!!!

domingo, julho 30, 2006

Niquel 47

As moedas norte americanas tem nomes, alem do valor é claro. A de um dólar, quase que não circula, just a dolar. De 50 cents nunca vi. A de 25 cents é: a quarter (um quarto). A de dez, dime (le-se dáimn). A de cinco, níquel; e a de um, penny. Detalhe que todo comercio aqui devolve o troco correto, nada de balinha, caixa de fosforo, chicletes ou outra besteira. Se for dois centavos você leva dois centavos embora. Até em lojas de brasileiros, hahaha. Chega ser curioso pois todo mundo coleciona obrigatoriamente um montão de moedinhas de penny.
Mas, na última quarta feira eu fui com o Beto em Fort Lauderdale e na volta paramos num Taco Bells (fast food à mexicana) e no meio do troco veio um níquel. Prometeu me dar se eu adivinhasse de que ano era. Chutei 1985 crendo que era velha o bastante. Não era , era de 1959. Isso mesmo 1959. Uma moeda de 5 cents de 47 anos de idade circulando normalmente. Deu vontade de chorar até. Essa moedinha já estava circulando a 12 anos quando eu nasci. Lembrando que depois dessa data maravilhosa a moeda brasileira mudou de nome e poder de compra sete vezes, sendo que seis delas num período inferior a 10 anos. Diferença não?
Bom, minha esperança é que o Real já com 12 anos de idade chegue um dia aos 50 ou mais.