Blog criado para expor diário, pensamentos, reflexões, comentarios e idéias do autor. Abraços e sucesso!!!!

quinta-feira, julho 13, 2006

Os Pássaros do Oceano!!

Estavamos eu e meu "guru"(para assuntos aleatórios americanos) Beto indo para o trabalho em sua pick up e escutando uma radio de noticias pública e muito interessante que sempre traz muita informação. Quando ele comentou que sempre ouve essa radio e que um dia desses eles falaram muito de pesquisas sobre a fauna marinha. E acrescentou que deveria ser muito legal "o cara trabalhar no que gosta e ainda ser bem pago para estudar os pássaros do oceano". Claro que nesse momento eu interrompi sua divagação e perguntei: "os passaros do oceano"? Ri. Ele não gostou muito. Explicou que sim, há passaros no oceano. Sim, claro ha passaros que pescam. Inclusive peixes voadores acrescentei. É que naquele momento imaginava o alto mar onde não há local para os passaros pousarem, e não uma região litoranea onde é mais fácil encontrar os passaros sobrevoando o mar em busca de sua pesca diaria.
Mas apesar da risada inicial fiquei pensativo sobre a frase do Beto: "os pássaros do oceano".
Alguns dias depois recebi um email em ingles de um amigo que vive aqui nos Estados Unidos sobre o brasileiro na américa (do norte). Um dos pontos lembrava algo que para mim era familiar. O texto dizia: "no Brasil nunca tive problema com negros. Não sou racista. Mas aqui voce aprende o que é racismo e ve o odio entre raças".
Uma verdade dura de se admitir. Eu nunca tive esse problema. Não me considero racista. Muito menos com outras raças, principalmente porque nunca convivi com outros povos como convivo aqui.
Mas as separações aqui são claras. Negro com negro, judeu com judeu, branco com branco, mexicano ajuda e emprega mexicano, cubanos idem.
Mas o interessante é que o negro americano aqui também é racista. São mais negros que os negros que conheci no Brasil. Não se misturaram com outras raças. São puros. Assim como outros povos.
Outra visivel realidade são os "guetos". Aqui em Downtown vizinhos de casa no lado noroeste (NW) vivem os negros americanos. Indo para norte pela avenida NE 2 logo encontramos uma placa Litle Haiti. Onde vive uma grande comunidade de Haitianos. No lado sudoeste (SW) vivem os cubanos. Muitos, mas muitos cubanos mesmo. Eles tem até uma praça:
Plaza de la cubanidad. Voce nem lembra que esta nos estados unidos. Na ilha de Miami Beach encontramos os Brancos, americanos e judeus. Ricos e milionarios. Encontramos muitos latinos também, empregados logicamente.

As vezes quando olho para tudo isso me sinto um passaro no oceano.
Pode parecer engraçado a primeira vez que se ouve, mas, eles existem.